17.6.11

Pt defende publicamente a quebra de Sigilo para documentos oficiais


"Mas afinal, o que há de relevante nesses documentos da ditadura? Os militares não eram ingênuos. Não registraram em documentos provas de tortura, nome de matadores ou o local dos corpos dos desaparecidos. Somente psicopatas se vangloriam de atos de exceção. Mas os nossos militares esqueceram indícios importantes dispersos em burocráticos relatos de missões militares, análises políticas, milhares de pastas com dossiês sobre adversários e inquéritos com depoimentos de presos políticos. Na mão de leigos ou burocratas, esses documentos têm pouca serventia. Com estudiosos, ajudariam a tecer uma intrigante trama para a história -- como fragmentos de ossos ou cerâmicas em sítios arqueológicos."
 Hugo Studart em Wikileaks para a ditadura


Debate sobre segredo de arquivos opõe PT a Dilma


"A bancada do PT no Senado decidiu ontem (14) defender publicamente o projeto que acaba com o sigilo eterno de documentos oficiais, contrariando a presidente Dilma Rousseff e a orientação da nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti" 
...
"Ideli reafirmou ontem disposição do governo de derrubar no Senado a mudança introduzida no projeto pela Câmara, que tira do governo o direito de manter eternamente em segredo documentos públicos classificados como ultrassecretos."

Nenhum comentário: